terça-feira, 31 de maio de 2011

Parto Humanizado - Uma opção a mais

   Oiii gente,
   Hoje é meu aniversário.. Ebaaaa..Último aninho antes dos 30.. Está batendo a deprê.. Socorro!! Risos..
   Bom, acho que hoje é um ótimo dia para se falar de nascimento então.. Apesar de eu ter nascido de cesárea (eu estava sentada - teimosa desde pequena, claro!), a procura pelo parto normal vem crescendo no Brasil.
   Há 6 anos, quando comecei a trabalhar com gestantes, posso dizer que em média 90% delas procuravam pela cesárea, cada uma com seu motivo pessoal (medo, opção, desinformação..). Atualmente, posso dizer que mais ou menos umas 60% optam pela cesárea e o restante prefere "tentar" o parto normal. Coloquei tentar entre parênteses porque nem todas que tentam conseguem. Dessas 40% que optam por parto normal, 3% (é uma média..), opta pelo parto humanizado. Essa estatística é das gestantes que eu atendo, isso não se aplica às gestantes em âmbito maior.
   Isso demonstra, em escala pequena, que a procura  por esse novo "velho" método ainda é pequena. Mas a tendência parece aumentar a cada dia. Celebridades como Gisele Bündchen já aderiram a esse tipo de parto.
   O post de hoje serve, não para gerar uma discussão sobre o parto humanizado e, sim,  para informar sobre essa mais nova "velha" opção de parto.. Muitas das minhas gestantes ficam em dúvida em relação a diferença entre parto normal e parto natural ou humanizado. Muitas pensam que seria a mesma coisa, mas na verdade não é..
      O parto normal é aquele parto que ocorre via vaginal, dentro do ambiente hospitalar, acompanhado por um médico, onde existem algumas intervenções médicas como: episiotomias (cortinho vaginal que facilita a passagem do bebê), administração de ocitocina (hormônio que acelera as contrações), anestesia, entre outras intervenções.
   O parto natural ou humanizado é aquele onde a mulher é a protagonista do parto, acompanhado por um médico ou enfermeira obstétrica, que pode ser realizado em casa ou em abiente hospitalar mesmo, mas onde as intervenções médicas só serão efetuadas se forem realmente necessárias.
     Vou dividir aqui com vocês a experiência de uma querida ex-gestante minha, a Katia, que é fonoaudióloga e doula e que teve na experiência do parto humanizado umas das experiências mais inesquecíveis e maravilhosas de sua vida. Ela é uma daquelas mulheres que acreditam no próprio poder e que fazem a diferença no mundo, o pequeno Felipe não poderia ser mais amado e querido do que por esta família. Fico feliz em poder ter compartilhado o momento da gestação com a Katia, ter curtido as alegrias, dúvidas e emoções durante as aulas de hidro e de ter aguentado até o final, junto com ela, a curiosidade de saber o sexo do bebê. Isso mesmo, ela só soube o sexo no momento do nascimento, isso é raro hoje em dia!!!!
      O parto foi realizado em seu domicílio com o acompanhamento da médica obstetra, da enfermeira obstetra e da doula. Elas mesmo montam a piscininha em casa para o parto. A água quentinha relaxa os músculos e diminui as dores das contrações.. O pai foi o primeiro a segurar o bebê.
   Agradeço a Katia, ao Felipe e ao papai por nos deixar participar desse momento tão especial.
   Bjs a todos e enjoy!

   Mariana




PS: A pessoa de touca em uma das fotos sou eu mesma, ta?? Rs

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Aula de Uroginecologia na Uniasselvi

  Oiii pessoal..
  Ontem foi um dia bem diferente para mim e resolvi divi-lo com vocês.. Fui convidada há algumas semanas pela coordenadora do curso de fisioterapia da Uniasselvi, Karine Muniz Polizzeli, para dar uma aula de avaliação em uroginecologia e reeducação uroginecológica. Fiquei naquele momento muito contente com o pedido e como sou perfeccionista (quem me conhece sabe..) me matei essa semana para que desse tudo certo.. Transferi pacientes de horários, escolhi um video bacana sobre biofeedback para passar na aula, além de dar aquela revisada no material para estar pronta para esclarecer às dúvidas dos acadêmicos.
  Antes de iniciar a aula, roulou aquela ansiedade, natural.. Mas depois a aula fluiu muito bem.. Frisei a importância da avaliação fisioterapêutica antes do atendimento, a importância da explicação dos procedimentos para que o paciente tenha adesão ao tratamento e conversamos a respeito de todas as técnicas de reeducação uroginecológica existentes atualmente (biofeedback, terapia manual, eletroestimulação, cinesioterapia, terapia comportamental..). Muitas dúvidas a serem esclarecidas, muitas curiosidades sobre o assunto, sobre os meus pacientes.. Fiquei bastante satisfeita com a aula. E os alunos foram uns queridos.. Me receberam super bem..
  Gostaria de agradecer o convite da Karine e a atenção dos alunos e esperarei por mais convites como esse. Semana que vem, dia 02/06, estarei dando uma palestra sobre Fisioterapia em Uroginecologia e Proctologia e outra sobre Fisioterapia em Pré e Pós Parto na FURB durante a Semana Acadêmica de Fisioterapia da Universidade, então aguardem os próximos posts.
  Abaixo segue a fotinho da turma do 5o semestre de Fisioterapia, espero que eu venha a ter colegas de trabalho bem conscientes da função do fisioterapeuta dentro da área de saúde e que sejam tão apaixonados pelo que fazem quanto eu.
  Bjssss pessoal e o findi ta chegando.. Coisa boa.. :))

  Mariana


Turma do 5o semestre de Fisioterapia da Uniasselvi  


terça-feira, 24 de maio de 2011

Dica de leitura..

Oiii pessoal..
  To aqui de novo.. Hoje resolvi escrever um post de dica de leitura para as mamães que estão com dificuldade para fazer seus bebezinhos dormir.. Confesso que sou meio avessa à barulho, principalmente choro de neném.. Ai, dá uma dó ver um bebê chorando, não é mesmo?? Principalmente porque a gente precisa descobrir o motivo sozinha, já que o bebê ainda não é capaz de falar..
  Nesses 6 anos que trabalho com gestantes, venho indicando essa leitura para as mamães.. Apesar de eu não ter filhos ainda, o meu papo nesess 6 anos é só gravidez e bebês.. Vocês podem imaginar, né?? As mãezinhas sempre têm muitas dúvidas e é sempre bacana estar trocando experiências..
   Bom, eu descobri o livro "Nana Nenê" através de uma gestante muito querida, a Rê. Ela leu o livro e aplicou o método com seu bebê (o fofíssimo Bernardo) e, segundo o seu relato, funcionou muito bem. Depois disso, ela mesma ía passando a dica para as outras gravidinhas que também foram aplicando a metodologia e tendo bons reultados. Ouvindo esses relatos, eu mesma passei a indicar essa leitura (mesmo sem ler o livro, afinal tem que sobrar algum livro pra eu ler quando eu engravidar, né gente?? hehehehe).
  Quando fiz o blog, resolvi ir falando de assuntos que fossem surgindo nas aulas de hidro, no pilates e nas drenagens e essas dúvidas passaram a ser meu guia para os meus posts. Surgiu essa semana o assunto do livro e para postar algo aqui, preferi antes fazer a leitura do livro. Até porque eu não poderia indicar algo que eu realmente não tivesse lido. Acabei de ler o livro agora (é curtinho, só 180 páginas) e sinceramente achei muito interessante a metodologia de Gary Ezzo e Robert Buckman. Entre muitas coisas, a principal coisa que o livro propõe é em relação a estabelecer ROTINAS ao bebê (hora de comer, hora de ficar acordado e hora de dormir) e promete que o bebê durma a noite toda a partir do 2o mês se o método for seguido corretamente. A única coisa que me deixou um pouco em dúvida foi em relação a eles serem a favor de deixar o bebê chorando até dormir, sem que a mãe possa pegá-lo.. Acho muito lindo na teoria, mas deve-se ter muita discplina para conseguir na prática. Como não tenho nem filhos e nem sobrinhos, não tenho uma opinião formada sobre o assunto ainda, acho que só passando pela experiencia da maternidade para saber mesmo.



   Pesquisando na internet sobre o livro, descobri através da Veja São Paulo que ele foi um dos  livros mais lidos da área de puericultura no Brasil. Porém, descobri também que existe um manisfesto internacional totalmente contra a metodologia do livro. Eles abominam a idéia de deixar um bebê chorar tanto e ser deixado dormir por exaustão. Muitos desses manifestantes tem indicado o livro: "Soluções para noites sem choro" de Elizabeth Pantley.
  Como não tenho ainda uma opinião formada sobre o assunto, deixo a dica da leitura do "Nana Nenê" e irei correr para comprar o outro livro e tirar as minhas própria conclusões, afinal de contas os livros podem ensinar milhões de métodos, mas nenhum supera o instinto materno, com certeza!!!
  Aproveitem a leitura e depois me contem de qual livro gostaram mais ou suas experiências pessoais..
  Bjinhosssss...
  Mariana



segunda-feira, 16 de maio de 2011

Roupinhas Jacadi - De babar!!!

   Oiii pessoal,
   Demorei pra escrever, né?? Mas como já disse em outros posts estou sempre na correria..
   Hoje vou postar roupinhas de uma marca francesa que amooooo.. JACADI!  Imaginem uma criancinha BEM fofa nesses looks super charmosos.. Realmente dá vontade de esmagar..
   Infelizmente a loja da Jacadi em SP fechou há um tempo.. Mas quem costuma viajar ou conhece alguém que mora fora do país é possível fazer compras online, mas só entregam nas cidades de origem.
   A Jacadi é uma marca francesa de roupas e acessórios infantis, que vestem de forma confortável, sem perder a elegância. Uma graça!!

   A seguir, algumas roupinhas da coleção de meninas:







   Agora, as roupinhas de meninos:







  As mamães costumam reclamar bastante da falta de opção para roupas de meninos. Normalmente são aquelas roupas básicas como: camisa pólo, calça jeans, camisetas.. Mas essas roupas de menino, conseguem mostrar criatividade e bom gosto sempre.
  Maiores informções no site oficial da Jacadi: http://www.jacadi.fr/. Todas as fotos foram retiradas do site.
 
  Beijinhos a todos e essa semana prometo que não demorarei tanto para escrever.. hehehe

 

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Carrinho das Estrelas..

  Oiii gente..
  Estou tão animada com essa história de blog que minha cabeça ferrrrrvilha de coisas e assuntos para postar..
  Uma das dúvidas mais frequentes das minha grávidas é a escolha do carrinho. Tem de todos os gostos, cores, tamanhos e bolsos (money, money, money money..). É um dos itens mais caros do enxoval de uma grávida, por isso é uma das primeiras coisas a serem compradas depois dos móveis do quarto. São tantas as coisas a serem observadas... Umas querem os que fecham guarda-chuva, outras não.. Umas preferem cores neutras para durar para os próximos filhos, outras querem aqueles beeeemmm rosinha de bolinha, beeemm menininha ("quando vier o próximo filho compro outro, se for menino..").. Umas querem o "trambolhão", outras o bem simplesinho e prático.. UFA!!! Socorro!!
   Bom, como curiosidade a última novidade das celebridades, quando o assunto é carrinho, é o Stokke® Xplory®. Com esse nome todo, vocês já podem imaginar o que vem por aí.. O carrinho vem sendo bastante comentado aqui no Brasil depois que diversas revistas de celebridades clicaram a apresentadora Adriane Galisteu dando uma voltinha com o seu filho, o fofíssimo Vittorio, no tal carrinho. O que mais chama atenção é o design e a regulagem de altura que permite que o bebê fique a uma altura mais próxima a dos pais.. Os pais mais altinhos agradecem, é claro! Ou pensam que é fácil ficar abaixando toda vez que a chupeta cai ou bebê chora?? Chupeta????? Aiixxx Deixamos isso para um outro post..



  Além da Adriane, o Stokke® Xplory® tem sido o queridinho das celebridades Hollywoodianas. As vantagens desse carrinho são com certeza o visor dobrável que oferece um ambiente mais acolhedor e seguro ao seu bebê e permite que ele participe também do mundo exterior, possui regulagem de profundidade de assento e regulagem de apoio dos pés do bebê, almofada do assento acolchoada e a regulagem de altura do carrinho (que eu havia falado anteriormente) também permite a utilização dele como um cadeirão, se colocado em frente à mesa de refeição. O carrinho é totalmente ajustável ao crescimento da criança. O moisés que pode ser usado no carrinho aguenta até 9kg e o carrinho mesmo leva crianças de até 20,5kg.
  Parece que logo, logo o carrinho começará a ser vendido no Brasil. Enquanto ele não chega por aqui, só quem viajar para fora é que poderá trazê-lo mesmo. Nos EUA o moisés para acoplar ao carrinho custa em média $200,00 e o carrinho mesmo $1050,00 (dólares, hein???).
   Deixo imagens abaixo para vocês darem uma olhada nele. Será que é tão prático mesmo ou será que é mais um "it trambolhão" que logo, logo será esquecido??? Passo a palavra para as que já são mamães para que dêem a sua opinião..

   Para maiores informações: www.stokke.com

   Algumas celebrities e seus carrinhos:


Seal e Heidi Klum

Tori Spelling

 
  Bjinhos....

  Mariana
 
 
 
 
 


domingo, 8 de maio de 2011

Hidro para Gestantes

   Olá queridos..
  Hoje vou falar sobre uma das coisas que mais gosto de trabalhar - HIDROGESTANTES. Muitas gestantes sabem que precisam iniciar alguma atividade física durante a gestação, mas têm muitas dúvidas a respeito de que atividade é a mais recomendada, onde fazer e com quem. As dúvidas são frequentes, principalmente para as mamães de primeira viagem, para aquelas que não praticavam nenhuma atividade até engravidar ou mesmo para as que não curtem atividade física. Bem, eu sou suspeita para dar minha opinião, mas sou APAIXONADA por hidro para gestantes. Alguns chamam de hidroginástica, outros hidroterapia eu chamo de hidrogestantes. Por que?? Porque a diferença é que é uma atividade exclusiva para gravidinhas, onde são realizados exercícios específicos para os problemas tão comuns da gestação. Os problemas mais comuns são: dores pelo corpo (principalmente na lombar - parte baixa da coluna), edemas (os famosos inchaços), controle do peso e alterações posturais.
  Além de a temperatura mais elevada  da água (em torno de 30 a 34o C) realizar o relaxamento da musculatura, a água quentinha promove bem-estar e sensação de relaxamento global. A pressão hidrostática que a água promove também facilita o retorno venoso melhorando assim a circulação (prevenindo varizes) e melhorando também os inchaços. O fato de ser uma atividade de baixo impacto também é bastante interessante para a segurança da mamãe e do bebê, diminuindo as chances de lesões, principalmente se for acompahada por um profissional capacitado.
  Não podemos esquecer que as atividades realizadas em grupo são muito interessante pela integração que proporciona. São futuras mamães passando pelos mesmos medos, ansiedades, dúvidas e alegrias. É muito gostoso poder dividir este momento tão especial com pessoas que estão passando pelos mesmos dilemas e que te entendem completamente sem preconceitos e julgamentos. Todas estão curtindo juntas a cor que escolheram para o quartinho do bebê, onde estão acontecendo as melhores promoções da cidade, a organização do chá de bebê (ou chopp de bebê - última moda!), fora as reclamações comuns dos esquecimentos, dos palpites dos familiares.. (risos) "Cooooisaaas de grávida" como eu mesma digo.. 
  Normalmente, as gestantes já estão liberadas para a prática de atividade física a partir do 3o mês, sempre com liberação médica e as atividades podem ser realizadas até o final da gestação a menos que tenham alguma contraindicação.
  Sempre utilizo uma música de bebê para dar o clima e a aula sempre termina com uma sessão de relaxamento. Mas a ênfase maior é para o aquecimento, exercícios aeróbicos, exercícios de fortalecimento e alongamentos. 
  Exitem muitas mulheres que não gostam muito de exercícios aquáticos. Um dos motivos mais comentados é o fato de molhar os cabelos. Como a hidrogestante é um exercício mais leve, isso dificilmente acontece, então é uma coisa a menos para se preocupar e hoje existem toucas bem fechadinhas que dificultam a entrada de água. Outro fator é o frio ao sair da piscina, mas se você vai à aula bem preparada com um roupão ou uma toalha grande para se agasalhar e sempre leva o seu chinelinho para não pisar no chão gelado, essa questão diminui e muitas academias ou clínicas já utilizam aquecedores nos corredores e banheiros para minimizar a diferença de temperatura.
  A hidro é recomendada de 2 a 3 vezes por semana, e as aulas têm duração em média de 50 minutos, o fisioterapeuta está sempre dentro da água para dar o suporte e fazer as correções mais adequadas.
  Então não existe mais desculpa para não experimentar a hidrogestante. Um jeito leve, divertido e diferente de praticar uma atividade física própria e segura para um momento mais que especial.
  
  Vamos lá, mamães, não deixem de se exercitar!!!!
  
  Posto abaixo algumas fotinhos das aulas.

Exercícios Aeróbicos


Parte Final de Relaxamento


Sessão Sorriso - Turminha de 2007

 Beijinhos a todos e um super parabéns à todas as minhas amigas mamães, às minhas gestantes e ex-gestantes que eu adoro e, em especial, a minha mãe, vó e sogra que estão sempre ao meu lado nos momentos que eu mais preciso. Vocês são os meus exemplos de vida... AMO!!!

Mariana