sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Gestante X Comida Japonesa: Verdade ou Mito?

Oie gente,

   Vou fazer um post hoje pois estou com tempo ocioso.. Já que, infelizmente, nossa cidade (Blumenau - SC) está literalmente debaixo d'água.. Desde ontem grande parte do comércio, principalmente central, está fechado, as escolas estão sem aula e eu estou em casa por conta disto. Espero que logo tudo isso passe e tenho certeza que nosso povo que é e sempre foi guerreiro e lutador vai se reerguer como nas enchentes passadas. Tenho ainda duas gestantes com seus bebês prestes a nascer, tomara que eles esperem até segunda pois se forem apressadinhos, só de barco mesmo para chegar aos hospitais.. Uixxx


   Bom.. Muitas gravidinhas minhas têm dúvida quanto a poder ou não comer comida japonesa, principalmente os alimentos crus como o sushi e o sashimi. Atualmente as pessoas aderiram muito à comida japonesa aqui no Brasil, isso virou quase uma febre, tenho gestantes que costumavm freqüentar esse tipo de restaurante pelo menos uma vez por semana. E agora que engravidei?? Tenho que parar com esse tipo de alimentação que tanto gosto?? É uma dúvida que gera muitas contovérsias ainda.



   As opiniões entre os obstetras ainda são bem divididas. Alguns liberam, outros liberam com moderação e outros proíbem.. O que fazer então??
   A primeira coisa que pergunto é a seguinte (sem querer influenciar, é claro!), como as japonesas fazem quando estão grávidas??? Já que os peixes crus são parte primordial de sua alimentação... Hummm.. Hehehe Dúvidas, dúvidas..
  Pois bem.. Pelo que tenho pesquisado e conversado com alguns médicos amigos o negócio é o seguinte.. Se engana quem pensa que a toxoplasmose é o grande vilão, apesar de o Toxoplasma gondii ser transmitido através de carne crua, alimentos mal lavados e contato com fezes de gatos (principalmente de rua, que se alimentam de carnes cruas), não se tem relatos de toxoplasmose em carne de peixe.
  Pelas minhas pesquisas pude ver que a grande questão da comida japonesa é a manipulação dos alimentos, que por serem crus, necessitam de uma boa higienização das mãos de quem estiver manipulando e é aí que mora o perigo. O risco de você pegar uma intoxicação alimentar ou algo deste tipo é o maior vilão e aí o problema não é só a comida japonesa então...  Qualquer maionese, salada, embutidos são manipulados sem depois passarem por aquecimento (que acaba matando os microorganismos).  Então fiquem atentas a isso..
   Alguns falam sobre a alta concentração de Metilmercúrio que alguns peixes possuem, altos níveis desse Metilmercúrio podem trazer danos neurológicos e problemas no desenvolvimento do bebê. Porém, alguns peixes que são ricos dessa substância não são tão utilizados na culinária japonesa como por exemplo: garoupa, tubarão, peixe-espada, cação, marlin.
  Outra curiosidade é que geralmente (principalmente em cidades não litorâneas) os peixes dos quais são feitos os sushis e sashimis vêm congelados (o que acaba matando alguns microorganismos). No Japão, em muitos restaurantes, eles possuem aquários gigantes onde os peixes são mortos na hora ("fresquinhos") e aí o risco de conter algum microorganismo é bem maior do que por aqui.


Restaurante na China - tentei achar do Japão nas fotos do meu marido mas não achei

Restaurante na China

   O mais certo, para quem tem dúvidas ainda, é confiar no que diz o seu obstetra (afinal de contas foi você que o escolheu para te acompanhar, não é?) e se você tem medo mas está morrendo de desejo por um sushi, peça os HOT, não é o mesmo paladar mas mata um pouquinho da vontade.. hehehe Ou vá num restaurante da sua confiança que você tem a certeza de que fazem uma boa assepsia do local.

Hot

   Esses 9 meses (completos) passam voando e se você está proibida de comer sushi e sashimi o jeito é esperar nascer.. hehehe Ou faça que nem uma gestante minha.. Ela disse pras amigas (brincando) que se alguém quisesse deixá-la feliz na maternidade, que trouxesse uma bandeijinha de sushi e sashimi e não um presente pro Luccas... Acho que é uma boa solução!!! Rs
   Não sou uma expert no assunto, então quem tiver algumas correções ou algo para acrescentar por favor o faça. Informação nunca é demais.
   Bjinhos,

   Mariana

  

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Quarto de Bebê - Inspiração Mapa Mundi

 Oiii pessoal,

   A gente planeja tanto uma gravidez (ou não, né? hehehe) e quando as coisas acontecem é que percebemos que não é só a decisão de engravidar é que precisamos tomar e sim vááárias outras coisas como: obstetra, tipo de parto, nome do bebê, enxoval, cor do quarto.. Aiiixx que dificuldade, ainda mais com tantos hormônios!!!!   
   O post de hoje é um pedido especial de uma gestante minha muito querida. Em uma de nossas aulas ela comentou que gostaria de fazer o quarto do seu pequeno inspirado no mapa mundi, mas não sabia muito bem por onde começar. Achei a idéia super interessante e já havia visto pela blogsfera alguns quartinhos com o mapa de tema do quarto e tinha gostado bastante. Acho bem inspirador e estimulante para as crianças.
   Eu que adoro vaiajar, amei a idéia e resolvi ajudar com algumas idéias para o quarto.. Quem sabe não inspira outras gestantes, não é mesmo??
   Espero que gostem.. Quem tiver mais algumas dúvidas ou sugestões podem ir falando..
   Seguem abaixo algumas fotinhos..



















   As fontes das fotinhos são de pesquisa Google.
   O quartinho do Téo já tem um start agora, tomara que a mamãe se inspire...
   Bjinhos,

   Mariana

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Como lavar as roupinhas do bebê??


  Oiiee..
  Vejo sempre no meu dia-a-dia as dúvidas das futuras mamães quanto à lavagem das roupinhas do bebê, já que são tão delicadas e alguns tipos de sabão podem gerar alergias aos pequenos e ninguém quer esse tipo de problema, não é?? Bom.. Escutando aqui e ali, tirei algumas diquinhas úteis para fazer a lavagem da forma mais correta.
   Primeiramente, as futuras mamães devem estar conscientes de que todas as roupinhas, roupas do berço, toalhas, panos de boca devem ser lavadas antes do uso pois foram manipuladas por várias pessoas antes de chegarem ao quartinho do seu baby, além de acumularem poeira e sujeira, podendo trazer probleminhas para a pele do bebê. A partir da 30a semana de gestação a mãezinha já deve começar a lavagem das coisinhas, parece cedo, mas ninguém está livre de ter um bebê mais apressadinho e também no final da gestação não anima ficar lavando roupinha com aquele barrigão todo, a menos que você tenha alguém que irá te ajudar nisso. A primeira lavada, principalmente, acaba sendo feita a mão para não estragar. Depois (sendo bem realista e prática), quando você perceber o quanto de roupa que um nenenzinho consegue sujar, você acaba cedendo à máquina mesmo.
    A dúvida mais frequente é em relação ao sabão que deve ser usado. A maioria dos pediatras indicam, principalmente no 1o mês de vida, o uso de sabão neutro, como os de côco em barra. Hoje já existem no mercado diversos tipos de sabão específicos para os bebês que são hipoalergênicos e vêm com aquele cheirinho gostoso de bebê, mas ainda assim os pediatars normalmente se mostram contra. Alguns exemplos abaixo.
  
OLA Bebê
Vida Macia

Sabão de Coco em pó Ruth Care
Ruth Care Baby


OMO Baby - parece que saiu de linha












    As roupinhas devem ser sempre separadas das roupas dos adultos e podem ser separadas em claras e escuras e também em muito sujas (sujeiras de cocô, manchas mais chatinhas) e levemente sujas. Muito cuidado ao esfregar essas roupinhas para não estragar já que são tão delicadas. As roupas devem ser bem enxaguadas para retirar todo resquício de sabão, evitando irritações posteriores na pele. Sempre passe as roupinhas pois é uma forma de esterelizar ou coloque na secadora (se for possível, conforme as instruções das etiquetas). Se você lavou as roupinhas bem cedo, com 30 semanas de gestação poe exemplo, procure guardá-las em saquinhos plásticos individuais e fechadinhos, pode ser aqueles de comida que vêm em rolo, sabem?? Fechem com fita adesiva para proteger.  Isso evita de você ter que repetir a lavagem mais próxima do nascimento.
   Sempre indico uma maquininha de lavar roupa da Brastemp que acho bem interessante, Brastemp Eggo - 1 kg, já ouviram falar?? Ela lava roupas que requerem cuidados especiais (roupas íntimas, de ginástica, delicadas e de BEBÊ), possui a função ozônio que tem higienização superior ao cloro (segundo o fabricante), é portátil e cabe em qualquer lugar do banheiro ou área de serviço, possui 3 enxágues que retira todo o excesso de sabão. No site da Brastemp essa minilavadora pode ser sua por R$ 419,00.    

Fonte: Site Brastemp
Fonte: Site Brastemp




   Espero que aproveitem as dicas e mão na massa, ops, na água.. hehehe No fim ver tudo limpinho, cheiroso e organizado é recompensador com certeza! Se alguém tiver mais alguma dica para acrescentar agradeço.
   Bjinhos,

   Mariana
  




segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Para dias frios - Aquecedor de lenços umidecidos

   Oiii pessoal,
   Nesses dias friozinhos, como hoje, dá a maior dó na hora de fazer a troca de fralda do bebê, assim como dar o banho. Eles parecem tão frágeis e sensíveis que o que pudermos fazer para protegê-los, tenho certeza que iremos fazer.
   A dica de hoje é justamente para isso, para trazer mais proteção e conforto para o baby. Nos EUA já são conhecidos de longa data e agora vêm com tudo no Brasil. São os aquecedores de lenços umidecidos, que podem ser portáteis ou não. Bem interessante.
  Eu sei que muitos pediatras pedem para se utilizar só água quentinha até uns 6 meses(para isso aquela térmica no quarto, não é para chá não, ta meninas???), mas às vezes, infelizmente, a correria do dia a dia e o nosso comodismo faz com que pulemos algumas etapas e acabamos tendo que nos render às facilidades tecnológicas.. hehehe Desculpa de cego é muleta, não é mesmo?
  Esses aquecedores podem ser encontrados em lojas de artigos de bebê nos EUA como a Babies R Us e por lá custam entre $20 e $30. Aqui no Brasil você acha facilmente pela internet e custam em torno de R$ 130 e R$ 150.
   Seguem abaixo alguns modelos para vocês conferirem. O mais vendido é o da marca Prince Lionheart.
  
   Modelos não portáteis:

Fonte: Babies R Us - Wipe Warmer da própria Babies R Us

Fonte: Babies R Us - Wipe Warmer da Prince Lionheart
   
Não portáteis:


Fonte: Babies R Us - Travel Wipe Warmer da própria Babies R Us 

Carregador de tomada ou de carro

Fonte: Babies R Us - Prince Lionheart Travel Wipe Warmer
 
   Algumas mãezinhas reclamaram do fato de o aquecedor portátil acabar ressecando um pouco os lencinhos e de caber apenas 30 lencinhos por vez, então você acaba tendo que ir repondo os lencinhos com mais freqüência. Já o não portátil tem capacidade para 80 lencinhos e não resseca.
   De qualquer forma fica a dica e me digam meninas, vocês já usaram esses aquecedores??
   Bjinhos,

   Mariana

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Artigos para bebê - Loja virtual - Kid's Concept

   Oiii pessoal,
   Hoje vou dar uma dica muito bacana de mais uma opção para fazer as comprinhas do baby. É com muita felicidade que posto hoje mais uma realização de uma grande e querida amiga, da qual tenho muito orgulho do sucesso profissional que ela alcançou. Acho que ela realmente nasceu pra coisa.. hehehe
   A Fê, é uma amiga que eu já conhecia de vista da época da escola e que depois conheci mais de perto na faculdade. Sempre foi muito dedicada e determinada. Depois de formada trilhou outros rumos que não o da fisioterapia, porém com muito sucesso. Ela tem uma loja (ops! já são 2) em Curitiba que é um charme só, a KID'S CONCEPT...
   Fui ver de perto esses tempos a loja e é de babar!! Coisinhas de muito bom gosto para montar o enxoval completo dos pequenos, desde móveis, perfumaria, kit berço, roupinhas.. Vale a pena dar uma passadinha por lá para conferir.


Kid's Concept
Rua Alf. Ângelo Sampaio, 2222
+55 (41) 3222-4333
Curitiba - PR



Kid's Concept Mueller
Shopping Meller, Piso ML - Loja 019

+55 (41) 3044-2791
Curitiba - PR




   O melhor de tudo é que agora elas acabam de lançar a loja virtual (clique aqui) para quem está longe e não pode ir até lá para conferir.. O site é 100% confiável e possui muitas coisas fofas. Inclusive (pelo que andei espiando) no site você consegue comprar aquela bolsinha térmica do post passado, não é a de bichinho mas o efeito é o mesmo.
   Para quem curte novidades de bom gosto dá uma passadinha pelo site e vejam o que está faltando no enxoval de vocês..
    Espero que gostem!!!
    Ah!! E Fê tenho certeza que essa nova empreitada já é um sucesso.



   Bjinhos,
   Mariana
 

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Como aliviar cólicas

Oiii gente..
    Quanto tempo, não é mesmo?? Consegui dar uma sossegada agora para dar uma diquinha bem boa.
    As cólicas são queixas bastante comuns entre as mamães que realmente se desesperam ao ver seus bebês com dor. Essas dores provocam choro e elas nem sempre sabem o que fazer para acalmar.. E muito choro, às vezes deixa não só a mãe, mas todo mundo ao redor estressado. Existem diversas dicas para aliviar cólicas.. Todo mundo conhece alguma. As mais comuns são o uso da funchicoria, exercícios com as perninhas do bebê, shantala (massagem), deitar o bebê sobre a barriga do pai ou mãe, cuidar com a alimentação da mãe, medicamentos, chás, entre outras..
   Há um tempinho atrás conheci, na casa de uma ex-gestante minha (a Karol, mamãe do Lucca), uma coisinha bastante curiosa, além de muito fofinha. São as bolsinhas térmicas de grãos para as cólicas dos bebês. São capas em forma de bichinhos (pode ser de pelúcia) que contém dentro uma bolsinha de grãos que pode ser aquecida apenas alguns segundos ou até 2 minutos (depende do fabricante) no microondas e é colocada em cima da barriguinha do neném para aliviar as suas dores tão chatinhas. O calorzinho ajuda nesse sentido, através da ação terapêutica e a capa evita que a pele seja agredida pelo calor. Alguns ainda vêm com cheirinho calmante.
   Uma observação que faço é para terem cuidado ao colocar a bolsa quente por cima de roupinhas que tenham algo de metal (como botõezinhos, por exemplo) pois o aquecimento do metal pode queimar a pele do neném. 
   Diversas lojas de artigos de bebê já vendem esse tipo de bolsinha. Acho que é uma excelente opção para quem quer uma maneira natural de resolver esse problema e trazer mais alegria aos seus pequenos. 
   Fica a dica pra quem já não sabe mais o que fazer.. hehehehe










Fontes: Pesquisa Google


   Bjinhos e bom final de semana.
   Mariana 

domingo, 10 de julho de 2011

O que levar pra maternidade???

   Oieee.. Arrumar a mala pra maternidade sempre é um misto de sentimentos, primeiro pela ansiedade de estar chegando perto o momento mais esperado da vida e segundo pela tensão da dúvida de saber se está mesmo levando tudo o que precisa, se não esqueceu nada, se as roupas do bebê irão servir..
   Esse post deu um pouco mais de trabalho.. Primeiro porque peguei as listas dos hospitais aqui da região para ver o que eles indicam levar para a maternidade e depois fui fazer minha pesquisa pela internet.. Fiquei surpresa com o tanto de listas que existem, algumas bem práticas e objetivas, outras nem tanto, cheias de supérfluos desnecessários.. De qualquer forma, formulei a minha listinha e cabe a cada uma adaptar a seu modo.. Se alguém tiver mais alguma sugestão do que levar, me avisem..

   São pelo menos 2 malas para se levar: a da mamãe e a do bebê. Iremos por partes, ok??
 
   MALA DA MÃEZINHA
  • 3 Camisolas ou Pjamas (de preferência com abertura frontal)
 



** Eu amo as da marca Jogê, Zazou ou Any Any

  • 1 Roupão de Banho
  • 1 Par de Chinelos
  • 2 Robes Confortáveis
  • 6 Calcinhas (de preferência maiorzinhas, são feinhas mas confortáveis)
  • 3 Sutiãs (que mantenham o seio firme e próprios para a amamentação)
  • 1 Toalha de Banho
  • 1 Toalha de Rosto
  • Meias (para manter os pés quentinhos se estiver frio)
  • 1 Roupa para sair da maternidade (leve/ confortável - não esqueça que você ainda estará inchadinha)
  • Cinta Pós-parto (para aquelas que optarem  e tiverem autorização do médico)
** Eu prefiro esse modelo do que aqueles que vem com sutiã ou que tem bermudinha. Na verdade, na minha opinião, a função da cinta é mais estética e por segurança. Nãe se iluda achando que ela fará sua barriga voltar ao normal mais rapidamente. 
  • 1 Pacote de Absorvente Cirúrgico ou Noturno
   * NECESSAIRE:
  
  • Escova de dente
  • Creme Dental
  • Escova de cabelo
  • Sabonete (saboneteira se não for líquido)
  • Hidratante (continue passando mesmo no pós-parto)
  • Desodorante
  • Shampoo
  • Condicionador
  • Kit Básico de Maquiagem (você não precisa sair com aquela cara de "acabada" nas fotos.. rs. Pelo menos um rimelzinho, um blush e um gloss) 
  • Conchas de Amamentação (se for a recomendação do médico)
  • 1 Pacote de Absorvente de Seio
  • 1 Pomada Anti rachaduras (seio) - (se for a recomendação do médico)
  • Secador de Cabelo ou Chapinha (se achar necessário)
  
   MALA DO BEBÊ
  • 6 Pijaminhas
  • 4 Cueiros
  • 1 a 2 Manta/ Cobertor/ Edredon (depende da temperatura)
  • 6 tiptops ou bodies
  • 6 conjuntinhos "pagão" (calça e blusa)
  • 6 Pares de Meia (RN)
  • 3 Casaquinhos
  • 3 Pares de sapatinho de malha ou plush
  • 3 Pares de luva de Malha (para o bebê não se arranhar)
  • 1 Touca de Malha ou Tricot (depende da temperatura)
  • 1 Roupinha para sair da maternidade

  • 6 Panos de Boca 



  • 24 Fraldas Descartáveis RN/ P (isso é uma média)

** As minhas gravidinhas sempre dizem que essas duas martcas são as melhores. Mas é bastante pessoal mesmo.
  
   * NECESSAIRE
  • 1 Caixa de Lenço Umidecido
  • Sabonete Neutro
  • Tesourinha para cortar unha
  • Lacinhos ou faixas para cabelo (se for menina)
  • Brinquinho com Ponta (se for menina - não esqueça a pontinha do brinco)
  • Creme para Assaduras ou outro produto que o médico indique
  • Escova de cabelo (caso nasça cabeludo né? Melhor garantir)

   ### Uma dica interessante é colocar as roupinhas que você quer usar separadinhas em saquinhos de maternidade, facilita a sua vida, a da enfermeira ou do acompanhante que for trocar o bebê. Você já deixa separadinho por dia (em média são 3 dias que se fica na maternidade), dia 1, dia 2 e dia 3. Em cada saquinho você coloca o que vai usar no dia (meinha, roupinha de baixo, tiptop, lacinho, cueiro, por exemplo). Fica tudo mais organizado e fofo, não acham??




** Se quiserem saber onde encontrar esses saquinhos, entrem em contato comigo que passo o email da pessoa que faz.
   NÃO PODEMOS ESQUECER
  • Documentos (RG, carteira do convênio, documento de internação)
  • Câmera fotográfica (verificar o cartão de memória e levar o carregador)
  • Filmadora
  • Celular e Carregador 
  • Telefones de Parentes e Amigos (que queira avisar do nascimento)
  • Óculos de Grau ou Lente de Contato
  • Dinheiro (as vezes aparece alguma emergência como pagar o estacionamento do hospital por ex.)
  • Livros, revistas e luz de leitura
  • Enfeite de Porta

  •  Livro de Assinaturas
  •  Bebidas e Comidinhas para as visitas  
  •  Lembrancinhas
** É sempre simpático você oderecer alguma lembrancinha às pessoas que vão te visitar. O que está bem em alta são os bem nascidos ( iguais aos bem casados), sachês, docinhos, marcadores de livro, potinhos com balinhas, etc.

   Observações importantes: não deixem para fazer a mala em cima da hora, algumas mãezinhas ficam se enrolando para arrumar a mala e nem sempre conseguimos programar tudo na vida e alguns imprevistos podem acontecer.. A gente espera que não, mas seu neném pode resolver vir antes da hora e você não quer que seu bebê use as roupas todas descombinadas e que falte um monte de coisa na mala porque o coitado do paizinho não faz idéia do que seja um cueiro, não é mesmo?? Não façam isso com seus maridos meninas, já vi alguns desesperados em momentos de emergência.. Rs.. A partir da 32a semana a mala já deve estar prontinha, ok???
   Espero que tenham gostado da minha listinha, é claro que, para algumas, alguns itens podem parecer supérfluos.. Por isso adpte-a a sua necessidade e espere o nenenzinho que está por vir tranquila e sem preocupações..
   Achei o máximo esse vídeo do Hospital Albert Einstein, enjoy!


  Bjinhos,

  Mariana