terça-feira, 24 de maio de 2011

Dica de leitura..

Oiii pessoal..
  To aqui de novo.. Hoje resolvi escrever um post de dica de leitura para as mamães que estão com dificuldade para fazer seus bebezinhos dormir.. Confesso que sou meio avessa à barulho, principalmente choro de neném.. Ai, dá uma dó ver um bebê chorando, não é mesmo?? Principalmente porque a gente precisa descobrir o motivo sozinha, já que o bebê ainda não é capaz de falar..
  Nesses 6 anos que trabalho com gestantes, venho indicando essa leitura para as mamães.. Apesar de eu não ter filhos ainda, o meu papo nesess 6 anos é só gravidez e bebês.. Vocês podem imaginar, né?? As mãezinhas sempre têm muitas dúvidas e é sempre bacana estar trocando experiências..
   Bom, eu descobri o livro "Nana Nenê" através de uma gestante muito querida, a Rê. Ela leu o livro e aplicou o método com seu bebê (o fofíssimo Bernardo) e, segundo o seu relato, funcionou muito bem. Depois disso, ela mesma ía passando a dica para as outras gravidinhas que também foram aplicando a metodologia e tendo bons reultados. Ouvindo esses relatos, eu mesma passei a indicar essa leitura (mesmo sem ler o livro, afinal tem que sobrar algum livro pra eu ler quando eu engravidar, né gente?? hehehehe).
  Quando fiz o blog, resolvi ir falando de assuntos que fossem surgindo nas aulas de hidro, no pilates e nas drenagens e essas dúvidas passaram a ser meu guia para os meus posts. Surgiu essa semana o assunto do livro e para postar algo aqui, preferi antes fazer a leitura do livro. Até porque eu não poderia indicar algo que eu realmente não tivesse lido. Acabei de ler o livro agora (é curtinho, só 180 páginas) e sinceramente achei muito interessante a metodologia de Gary Ezzo e Robert Buckman. Entre muitas coisas, a principal coisa que o livro propõe é em relação a estabelecer ROTINAS ao bebê (hora de comer, hora de ficar acordado e hora de dormir) e promete que o bebê durma a noite toda a partir do 2o mês se o método for seguido corretamente. A única coisa que me deixou um pouco em dúvida foi em relação a eles serem a favor de deixar o bebê chorando até dormir, sem que a mãe possa pegá-lo.. Acho muito lindo na teoria, mas deve-se ter muita discplina para conseguir na prática. Como não tenho nem filhos e nem sobrinhos, não tenho uma opinião formada sobre o assunto ainda, acho que só passando pela experiencia da maternidade para saber mesmo.



   Pesquisando na internet sobre o livro, descobri através da Veja São Paulo que ele foi um dos  livros mais lidos da área de puericultura no Brasil. Porém, descobri também que existe um manisfesto internacional totalmente contra a metodologia do livro. Eles abominam a idéia de deixar um bebê chorar tanto e ser deixado dormir por exaustão. Muitos desses manifestantes tem indicado o livro: "Soluções para noites sem choro" de Elizabeth Pantley.
  Como não tenho ainda uma opinião formada sobre o assunto, deixo a dica da leitura do "Nana Nenê" e irei correr para comprar o outro livro e tirar as minhas própria conclusões, afinal de contas os livros podem ensinar milhões de métodos, mas nenhum supera o instinto materno, com certeza!!!
  Aproveitem a leitura e depois me contem de qual livro gostaram mais ou suas experiências pessoais..
  Bjinhosssss...
  Mariana



2 comentários:

  1. Oi Mari, li o livro e me ajudou mto, tem dicas ótimas e com 2 meses e meio a Luiza dormia a noite inteira. Mas é claro que não dá para levar tudo ao pé da letra...nunca consegui deixar ela chorar no berço por exemplo, mas com certeza a rotina ajudou mto.
    Tenho saudades das aula de hidro, qdo engravidar de novo estarei aí com vc!!
    Adorei seu blog!!! Parabéns
    Bjos
    Daniela Tomelin Lazari (mãe da Luiza)

    ResponderExcluir
  2. Oiii querida.. Que saudade de ti!A Lu deve estar grande, hein?? Vou te esperar na tua próxima gestação então.. Tomara que não demore muito.. Rs.. E obrigada por me acompanhar por aki.. Bjinhos

    ResponderExcluir