terça-feira, 31 de maio de 2011

Parto Humanizado - Uma opção a mais

   Oiii gente,
   Hoje é meu aniversário.. Ebaaaa..Último aninho antes dos 30.. Está batendo a deprê.. Socorro!! Risos..
   Bom, acho que hoje é um ótimo dia para se falar de nascimento então.. Apesar de eu ter nascido de cesárea (eu estava sentada - teimosa desde pequena, claro!), a procura pelo parto normal vem crescendo no Brasil.
   Há 6 anos, quando comecei a trabalhar com gestantes, posso dizer que em média 90% delas procuravam pela cesárea, cada uma com seu motivo pessoal (medo, opção, desinformação..). Atualmente, posso dizer que mais ou menos umas 60% optam pela cesárea e o restante prefere "tentar" o parto normal. Coloquei tentar entre parênteses porque nem todas que tentam conseguem. Dessas 40% que optam por parto normal, 3% (é uma média..), opta pelo parto humanizado. Essa estatística é das gestantes que eu atendo, isso não se aplica às gestantes em âmbito maior.
   Isso demonstra, em escala pequena, que a procura  por esse novo "velho" método ainda é pequena. Mas a tendência parece aumentar a cada dia. Celebridades como Gisele Bündchen já aderiram a esse tipo de parto.
   O post de hoje serve, não para gerar uma discussão sobre o parto humanizado e, sim,  para informar sobre essa mais nova "velha" opção de parto.. Muitas das minhas gestantes ficam em dúvida em relação a diferença entre parto normal e parto natural ou humanizado. Muitas pensam que seria a mesma coisa, mas na verdade não é..
      O parto normal é aquele parto que ocorre via vaginal, dentro do ambiente hospitalar, acompanhado por um médico, onde existem algumas intervenções médicas como: episiotomias (cortinho vaginal que facilita a passagem do bebê), administração de ocitocina (hormônio que acelera as contrações), anestesia, entre outras intervenções.
   O parto natural ou humanizado é aquele onde a mulher é a protagonista do parto, acompanhado por um médico ou enfermeira obstétrica, que pode ser realizado em casa ou em abiente hospitalar mesmo, mas onde as intervenções médicas só serão efetuadas se forem realmente necessárias.
     Vou dividir aqui com vocês a experiência de uma querida ex-gestante minha, a Katia, que é fonoaudióloga e doula e que teve na experiência do parto humanizado umas das experiências mais inesquecíveis e maravilhosas de sua vida. Ela é uma daquelas mulheres que acreditam no próprio poder e que fazem a diferença no mundo, o pequeno Felipe não poderia ser mais amado e querido do que por esta família. Fico feliz em poder ter compartilhado o momento da gestação com a Katia, ter curtido as alegrias, dúvidas e emoções durante as aulas de hidro e de ter aguentado até o final, junto com ela, a curiosidade de saber o sexo do bebê. Isso mesmo, ela só soube o sexo no momento do nascimento, isso é raro hoje em dia!!!!
      O parto foi realizado em seu domicílio com o acompanhamento da médica obstetra, da enfermeira obstetra e da doula. Elas mesmo montam a piscininha em casa para o parto. A água quentinha relaxa os músculos e diminui as dores das contrações.. O pai foi o primeiro a segurar o bebê.
   Agradeço a Katia, ao Felipe e ao papai por nos deixar participar desse momento tão especial.
   Bjs a todos e enjoy!

   Mariana




PS: A pessoa de touca em uma das fotos sou eu mesma, ta?? Rs

4 comentários:

  1. Mari! Que post bacana, muito interessante! E o video eu achei muito emocionante, demais mesmo!
    Parabéns!
    Lica

    ResponderExcluir
  2. Amiga!!!
    Parabens pelo video, me emocionei bastante!
    Obrigada por compartilhar momentos especias com a gente!!!
    Beijos
    Geisa

    ResponderExcluir
  3. Lica, fico feliz que tenhas gostado do post. Realmente esse parto foi muito emocionante.. Tenho muito orgulho de ter acompanhado essa queridona na gestação.. Sempre foi uma guerreira.. Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Geisa.. Realmente é bem emocionante esse parto mesmo...
    Bjinhos

    ResponderExcluir