domingo, 8 de maio de 2011

Hidro para Gestantes

   Olá queridos..
  Hoje vou falar sobre uma das coisas que mais gosto de trabalhar - HIDROGESTANTES. Muitas gestantes sabem que precisam iniciar alguma atividade física durante a gestação, mas têm muitas dúvidas a respeito de que atividade é a mais recomendada, onde fazer e com quem. As dúvidas são frequentes, principalmente para as mamães de primeira viagem, para aquelas que não praticavam nenhuma atividade até engravidar ou mesmo para as que não curtem atividade física. Bem, eu sou suspeita para dar minha opinião, mas sou APAIXONADA por hidro para gestantes. Alguns chamam de hidroginástica, outros hidroterapia eu chamo de hidrogestantes. Por que?? Porque a diferença é que é uma atividade exclusiva para gravidinhas, onde são realizados exercícios específicos para os problemas tão comuns da gestação. Os problemas mais comuns são: dores pelo corpo (principalmente na lombar - parte baixa da coluna), edemas (os famosos inchaços), controle do peso e alterações posturais.
  Além de a temperatura mais elevada  da água (em torno de 30 a 34o C) realizar o relaxamento da musculatura, a água quentinha promove bem-estar e sensação de relaxamento global. A pressão hidrostática que a água promove também facilita o retorno venoso melhorando assim a circulação (prevenindo varizes) e melhorando também os inchaços. O fato de ser uma atividade de baixo impacto também é bastante interessante para a segurança da mamãe e do bebê, diminuindo as chances de lesões, principalmente se for acompahada por um profissional capacitado.
  Não podemos esquecer que as atividades realizadas em grupo são muito interessante pela integração que proporciona. São futuras mamães passando pelos mesmos medos, ansiedades, dúvidas e alegrias. É muito gostoso poder dividir este momento tão especial com pessoas que estão passando pelos mesmos dilemas e que te entendem completamente sem preconceitos e julgamentos. Todas estão curtindo juntas a cor que escolheram para o quartinho do bebê, onde estão acontecendo as melhores promoções da cidade, a organização do chá de bebê (ou chopp de bebê - última moda!), fora as reclamações comuns dos esquecimentos, dos palpites dos familiares.. (risos) "Cooooisaaas de grávida" como eu mesma digo.. 
  Normalmente, as gestantes já estão liberadas para a prática de atividade física a partir do 3o mês, sempre com liberação médica e as atividades podem ser realizadas até o final da gestação a menos que tenham alguma contraindicação.
  Sempre utilizo uma música de bebê para dar o clima e a aula sempre termina com uma sessão de relaxamento. Mas a ênfase maior é para o aquecimento, exercícios aeróbicos, exercícios de fortalecimento e alongamentos. 
  Exitem muitas mulheres que não gostam muito de exercícios aquáticos. Um dos motivos mais comentados é o fato de molhar os cabelos. Como a hidrogestante é um exercício mais leve, isso dificilmente acontece, então é uma coisa a menos para se preocupar e hoje existem toucas bem fechadinhas que dificultam a entrada de água. Outro fator é o frio ao sair da piscina, mas se você vai à aula bem preparada com um roupão ou uma toalha grande para se agasalhar e sempre leva o seu chinelinho para não pisar no chão gelado, essa questão diminui e muitas academias ou clínicas já utilizam aquecedores nos corredores e banheiros para minimizar a diferença de temperatura.
  A hidro é recomendada de 2 a 3 vezes por semana, e as aulas têm duração em média de 50 minutos, o fisioterapeuta está sempre dentro da água para dar o suporte e fazer as correções mais adequadas.
  Então não existe mais desculpa para não experimentar a hidrogestante. Um jeito leve, divertido e diferente de praticar uma atividade física própria e segura para um momento mais que especial.
  
  Vamos lá, mamães, não deixem de se exercitar!!!!
  
  Posto abaixo algumas fotinhos das aulas.

Exercícios Aeróbicos


Parte Final de Relaxamento


Sessão Sorriso - Turminha de 2007

 Beijinhos a todos e um super parabéns à todas as minhas amigas mamães, às minhas gestantes e ex-gestantes que eu adoro e, em especial, a minha mãe, vó e sogra que estão sempre ao meu lado nos momentos que eu mais preciso. Vocês são os meus exemplos de vida... AMO!!!

Mariana

4 comentários:

  1. Oi Mari...amei o seu blog, lindo lindo...eu fiz hidro contigo há dois anos atras, não sei se vais lembrar. Hoje a Helena já tem dois anos e também ama a água, faz natação desde pequena. Também tenho um blog dá uma olhada no meu trabalho (um deles)...hehehe
    Um beijo grande - Márcia

    www.lukylo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mariana! Acabei de ver do seu blog no orkut e resolvi dar uma passadinha...
    Amei!!! Muito legal mesmo...
    Eu sou odontopediatra e adoro esse tema também.
    Beijo
    Lica Franzner

    ResponderExcluir
  3. Oiii Márcia, é claro que me lembro de você.. Não esqueço nunca de nenhuma grávida minha.. hehehe Vou dar uma olhadinha no seu blog sim.. Que bom te encontrar por aqui e q bom que gostou do blog também.. Ainda é simplesinho mas aos poucos vou melhorando.. :) Ah!! Vê se leva a Helena pra conhgecer, hein?? Bjssss e saudades..

    ResponderExcluir
  4. Oiii Lica, que bom que vc gostou.. Não sabia que vc era odontopediatra não.. Futuramente podias dar uma contribuição e escrever algo sobre o tema no meu blog.. O que achas??? hehhehee Bjinhso e agora nos encontramos acho que só no casamento do Dé, né?? :))

    ResponderExcluir